Os cursos complementares planejados pelo Anglo Cassiano Ricardo têm por finalidade atender as especificidades dos vestibulares mais procurados pelos nossos alunos de 3º ano do Ensino Médio e do Pré-vestibular. A programação das aulas e dos conteúdos é desenvolvida após análise minuciosa das últimas provas desses vestibulares, garantindo, assim, que o aluno tenha um curso que trabalhe com questões que encontrará no vestibular escolhido. Além das aulas, há simulados específicos para alguns cursos complementares, além dos simulados abertos a todos os alunos. Os cursos são divulgados aos alunos na época de sua realização. Informações e inscrições na sala de matriculas. Para a realização do curso complementar, é necessária a adesão de um número mínimo de alunos que varia conforme o curso.

TURMA ESPECIAL MEDICINA

Para fazer parte dessa turma, o aluno precisa ter rank igual ou superior à nota de corte dos simulados realizados durante o ano. A turma é composta por aproximadamente 40 alunos para que o acompanhamento seja mais individualizado e dirigido. Os alunos da Turma Especial Medicina têm aulas a mais de estudo aprofundado em Biologia, Física, Química, Matemática e Geografia no período da tarde. E realizam, durante o ano, mais dois simulados específicos. Durante o ano são mais de 120 horas-aula de estudo aprofundado.

TURMA ESPECIAL EXATAS

Assim como na Turma Especial Medicina, o aluno precisa ter rank igual ou superior à nota dos simulados. Há aproximadamente 45 alunos nessa turma que aprofunda seus estudos à tarde. Os aprofundamentos acontecem em Matemática, Física e Química. Ao longo no ano, testam os conhecimentos em mais dois simulados específicos. Durante o ano são mais de 120 horas-aula de estudo aprofundado.

TURMA ESPECIAL HUMANAS

Os alunos de Humanas, melhores rankeados nos simulados, têm palestras especiais sobre temas da atualidade tratados de forma contextualizada e interdisciplinar. Durante o ano, dois ou mais professores ministram aulas para enriquecer o repertório dos alunos.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

O curso, voltado para os exames vestibulares da FGV, abrange conteúdos específicos em Matemática, Português, Inglês, História e Geografia. As aulas ocorrem no período da tarde ao longo de todo ano letivo, somando, no total, 100 horas-aula de estudo dirigido. O Anglo Cassiano Ricardo de São José dos Campos já recebeu menção honrosa por ser a escola que mais aprova alunos na FGV. Há dois simulados por ano da FGV.

Linguagem Arquitetônica e Desenho Geométrico (LA & DG)

O curso de Linguagem Arquitetônica ensina os fundamentos da comunicação e expressão que tem como suporte o papel. Não é um curso de desenho, sendo este apenas uma de suas finalidades.
O curso de Desenho Geométrico tem como meta resolver os exercícios da Geometria Plana construindo as figuras utilizando como instrumentos a régua e o compasso.
Os cursos são destinados aos vestibulandos de Arquitetura, Design, Artes Plásticas, Desenho Industrial, Moda, Engenharia Civil, Publicidade, Odontologia e Belas Artes que irão fazer prova de aptidão específica em desenho e expressão plástica.
As aulas são programadas durante o ano letivo, no período da tarde e somam, no total, 96 horas-aula. Durante o ano, há dois simulados de provas específicas.

Obras literárias da FUVEST e UNICAMP

Aulas para análise e interpretação de partes do texto e exercícios ressaltando características importantes de cada obra. É dessa forma que as aulas são organizadas para tornar a compreensão mais dinâmica e eficaz. Nessas aulas, o professor aprofunda e detalha mais cada uma das obras indicadas pelos vestibulares da FUVEST e UNICAMP. Para cada obra são destinadas 02 horas-aula. Os encontros acontecem no período da tarde no decorrer do ano letivo.

Obras literárias UEL - UEM - UFMG – UFOP - UFPR – UFSC

Cada vestibular indica as obras que serão cobradas nos seus exames. Para atender aos interesses dos alunos, a escola organiza cursos para a análise, compreensão e contextualização de cada obra. Essas aulas ocorrem sempre no período da tarde e, dependendo do vestibular, no 1º e/ou no 2º semestre de cada ano letivo. Nos últimos anos, a procura tem sido grande pelos vestibulares da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal do Paraná(UFPR), e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Filosofia e Sociologia

Cada vez mais, os vestibulares têm incluído, em sua programação, conteúdos de Filosofia e Sociologia. A escola organiza aulas para atender o aluno que não desenvolveu conhecimento nessas duas áreas durante o Ensino Médio. As aulas ocorrem durante o ano e no período da tarde.

História da Arte

Importante conhecimento cultural, a Arte também vem sendo abordada em questões de vestibulares. Para possibilitar ao aluno uma formação nessa área e uma visão mais ampla e contextualizada, pois há elementos da Arte presentes em questões interdisciplinares, a escola organiza um curso para iniciar o desenvolvimento desse conhecimento. Somadas às aulas específicas de História da Arte, a escola realiza visitas a museus e exposições. O curso é ministrado no período da tarde e programado para 05 encontros de 02 horas-aula cada um.

Oficina de Leitura e Interpretação – treinamento para o ENEM

Muitas vezes, o aluno não responde corretamente a uma questão porque não compreendeu a pergunta ou porque não se apropriou corretamente das informações do enunciado. Diante dessa constatação, e porque cada vez mais os enunciados de exames de vestibulares e do ENEM cobram uma boa leitura, a escola promove um curso para desenvolver a capacidade do aluno em ler e interpretar enunciados de questões de vestibulares (testes ou discursivas). É um curso para desenvolver no aluno a capacidade de ler os diferentes tipos de enunciados: textos curtos e longos, intertextualidade, gráficos, tabelas, charges, figuras, gravuras etc. O curso é ministrado duas vezes por ano, no primeiro e segundo semestre.